segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Grandes Matemáticos

Issac Newton

Nasceu dia de natal de 1642 em Woolsthorpe, Inglaterra, mesmo ano da morte de Galileu Galilei (na verdade, pelo calendário atual já era 4 de janeiro de 1643 - O calendário adotado na Inglaterra estava atrasado em 10 dias).
Isaac Newton morreu em 1727, como presidente da Royal Society, pouco tempo antes de completar oitenta e cinco anos de idade. Foi enterrado na Abadia de Westminster, Londres. Sobre seu túmulo foi inscrito em latim o seguinte epitáfio: "Que os mortais se regozijem por ter existido tamanho ornamento da raça humana".

Teoria:
*Todo corpo continua em repouso ou em movimento retilíneo e uniforme, a menos que uma força atue sobre ele".
*A aceleração de um corpo é diretamente proporcional à força resultante que atua sobre ele, e é inversamente proporcional à sua massa.

Pitagoras

Nasceu 569 a.c. em Samos, e morreu 475 a.c..

Teoria:
* A soma dos ângulos de um triângulo é igual a dois ângulos direitos ( retos ).
* Teorema de Pythagoras - para um triângulo direito ( reto ) o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados nos outros dois lados. Devemos anotar aqui que para Pythagoras o quadrado na hipotenusa certamente não seria como um número multiplicado por si mesmo, mas sim como um quadrado geométrico construído no lado. Dizer que a soma de dois quadrados é igual a um terceiro quadrado queria dizer que os dois de seção retangular para cima formam um quadrado idêntico ao terceiro quad
rado.
* A descoberta do irracional. Isto certamente é atribuído ao Pythagoreans mas parece um desencontro ter sido devido a eles. Isto foi contra a filosofia do Pythagoras pois todas as coisas são números, desde que por um número o que ele quer dizer é a relação de dois números inteiros. Entretanto, por causa de sua crença que todas coisas são números seria uma tarefa natural tentar provar que o hipotenusa de um isósceles triângulo direito ( reto ) tem um comprimento correspondente a um número.

Os cinco sólidos regular. Pensou-se que Pythagoras soube construir os primeiros três mas é possível que tenha construído os outros dois.

Pythagoras ensinou na astronomia que a Terra era uma esfera no centro do Universo. Ele também reconheceu que a órbita da Lua era inclinada ao equador da Terra.

Albert Einstein

Nasceu em Ulm, na Alemanha, no dia 14 de março de 1879, e morreu em 18 de abril de 1955 no Princeton Hospital, nos Estados Unidos.

Teoria:
* o período do relógio em movimento , aos olhos de um observador em repouso , vai-se tornando mais e mais longo , na medida em que a velocidade desse movimento se aproxima da velocidade da luz ; e se o relógio pudesse atingir a velocidade da luz , seu período , aos olhos do observador em repouso , tornar-se-ia infinito.
* a marcha de um relógio em movimento é mais lenta que a de relógios em repouso.
* um objeto em movimento sofre uma contração de seu comprimento na mesma direção em que se move.
* um relógio em movimento bate mais devagar.
* massa e energia podem ser convertidas entre si.
* não podemos determinar se os constituintes da matéria são ondas ou partículas.
* ao observarmos um sistema físico influenciamos seu comportamento; não existe separação entre observador e observado.
* a presença de matéria deforma a geometria do espaço e altera o fluxo de tempo.
* não podemos determinar a posição de um objeto, apenas afirmar a probabilidade de ele estar aqui ou ali.
*as leis da física são as mesmas para observadores movendo-se com velocidade relativa constante.
*a velocidade da luz no espaço vazio é independente do movimento de sua fonte ou do observador.

Nenhum comentário: